22 de agosto de 2009

Palestra ""Arteterapia: Arquétipos e Símbolos"


Palestra ""Arteterapia: Arquétipos e Símbolos", por Lígia Diniz, Cristiane C. Brentan e Lilian Chalub


A Livraria Sobrado e Wak Editora convidam para a palestra e lançamento do livro "Arteterapia: Arquétipos e símbolos; na pintura e na mídia", ministrada pelas autoras Lígia Diniz, Cristiane C. Brentan e Lilian Chalub.
Dia 25 de agosto de 2009 - das 19h às 20h30
Local:
Livraria Sobrado - Av. Moema, 493 - Moema - São Paulo - SP
Localização: http://www.livrariasobrado.com.br/localizacao.asp
Evento gratuito. Confirmar presença pelo telefone: (11)5052-3540. Vagas limitadas.


Sobre a palestra:

As autoras do livro Arteterapia – Arquétipos e Símbolos, Cristiane Cintra Brentan, Lígia Diniz e Lilian Chalub, apresentarão o tema Arteterapia, enfocando o processo terapêutico através da arte. A abordagem tomará como exemplo o processo criativo de Van Gogh e Frida Kalo, fazendo uma análise de como este processo contribuiu para uma melhor realização de suas personalidades.Sobre o livro:Artes, Pintura, Literatura, Mitologia... confirmam que vivemos imersos na vida simbólica, sendo que os símbolos trazem à consciência a dinâmica criativa da vida arquetípica ou da ALMA. Segundo Jung, a alma é o começo e o fim de qualquer conhecimento... Embora muitos só acreditem na Razão.


Por meio das técnicas expressivas da Arteterapia, a vida simbólica se manifesta, trazendo possibilidades de crescimento psicológico que conduzem ao contínuo Processo de Individuação. Exploramos o aflorar de diferentes dinâmicas arquetípicas em ricas imagens da pintura de Frida Kahlo e Van Gogh, porém sabendo que os símbolos agregam múltiplos significados. Finalmente, mostramos o quanto nosso cotidiano está mergulhado na vida simbólica por meio das imagens que nos inundam a todo momento, nesta sociedade midiática ou do espetáculo, segundo estudiosos da cultura.


Sobre as autoras:

Dulcinéa da Mata Ribeiro Monteiro (organizadora):Psicóloga. Analista Junguiana, Supervisora Clínica e membro didata do Instituto Junguiano do Rio de Janeiro e da International Association for Analytical Pshychology – IAAP. Mestre em Educação – UFRJ. Professora do Curso de Especialização em Psicologia Junguiana – Uni-IBMR. Gerontóloga pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia – SBGG. Publicações:Mulher Feminino Plural. Editora Rosa dos Tempos (Record).Metanóia e Meia-Idade. Trevas e Luz. (org). Paulus Editora.Espiritualidade e Finitude. Aspectos Psicológicos. (org). Ed. Paulus. Depressão e Envelhecimento. Saídas Criativas. (org). Editora Revinter.Dimensões do Envelhecer. (org). Editora Revinter.Senex e Puer. Dinâmicas Relacionais. (org). Ed Vozes.


Aliucha Jungblut Dias Ramos:Graduada em Administração. Especialização em Psiciologia Junguiana – Uni-IBMR. Executiva na área de Marketing.


Cristiane Cintra Brentan:Graduada em Artes Plásticas – UFRJ. Artista Plástica. Professora de Artes.Psicóloga Clínica. Especialização em Psicologia Junguiana – Uni- IBMR.Especialização em Design de Estampas – Senai/Cetiqt. Lígia Diniz:Psicóloga Junguiana, Arteterapeuta e Facilitadora de Biodança. Professora de Arteterapia e Psicologia Analítica. Analista Junguiana – Instituto Junguiano do Rio de Janeiro, membro da Associação Junguiana Brasileira e do Instituto Internacional de Psicologia Analítica. Membro fundador da Associação de Arteterapia do Rio de Janeiro e membro do Conselho Diretor da União Brasileira de Arteterapia.


Lilian Chalub:Psicóloga. Especialização em Psicologia Junguiana – IBMR/RJ. Graduada em Direito. Atriz – Cia Inconsciente em Cena. Professora de teatro – Cal.

3 comentários:

Rosario-SP disse...

Olá, como vai? Posso postar o evento em meu blog? Acho super bacana arterapia.
beijos:)

Rita C. Petz Sartori disse...

Claro que pode! Quanto mais divulgação, melhor!!! Bjos

Eloisa Floriano Fasulo disse...

Olá rita,encontrei afinal um blog que fala de arte terapia muito,muito bem.Sou arte terapeuta em minas,trabalho com crianças e especiais.Quando tiver um tempo passa por la´,vai ser um prazer.
Já adicionei seu link no meu blog.
http://arteinfantil-elartes.blogspot.com/search?updated-max=2010-01-28T21:33:00-02:00&max-results=4
Estarei sempre por aqui,um abraço.