4 de março de 2010

Repassando...

PÓS-GRADUAÇÃO LATO-SENSU EM ARTETERAPIA
UNIP/SP - Campus Paraíso


"A natureza nos servirá de guia, e a função do terapeuta será
muito mais desenvolver os germes criativos existentes
dentro do paciente do que propriamente tratá-lo."
(C. G. Jung)


Olá, eu sou a coordenadora da Pós-graduação em Arteterapia da UNIP, e é com grande prazer que comunico que já estão abertas as inscrições para quem quiser ingressar em março de 2010! Mas atenção: as inscrições podem ser feitas só até dia 6/03, e a matrícula precisará ser efetivada impreterivelmente até dia 10/03. As Aulas começarão dia 13/03.
Para fazer a inscrição, que deverá ser feita on line, é só acessar o link: http://www2.unip.br/pos/inscricao/digita_cpf.asp?SiglaInstituto=POSGRAD colocar o número do seu CPF, depois o site pedirá para você se cadastrar, e depois deve-se clicar em agendamento, aí aparece outra tela em que deve-se clicar em proc seletivo 1.o sem 2010 - 1.o módulo, aí aparece para a pessoa dizer onde soube sobre a pós, e aí vai para uma página que pede para o aluno selecionar o tipo de curso, deve-se clicar em cursos de pós graduação... e depois clicar em curso... e selecionar o curso Arteterapia, selecionar depois Estado: SP e depois o campus: Paraíso (capital) - que é onde será dado o curso em São Paulo com certeza, e então deve-se clicar em enviar.
Aí o aluno agendará um dia para ir na UNIP (campus Paraíso) levar os documentos que precisam ser entregues para que seja efetivada a inscrição no curso. A matrícula é feita depois disso pelo site.
Me escreva ou ligue se você quiser outras informações sobre a Pós, abaixo vão mais informações sobre o curso.
A Pós-graduação Lato Sensu em Arteterapia acontece aos sábados, no campus Paraiso (R. vergueiro, 1211, bem perto do metrô) das 8:00 às 17:000 hs, e tem a duração de 1 ano letivo. Podem cursar a Pós todos os profissionais graduados em curso superior, sendo um curso especialmente interessante para os profissionais atuantes nas áreas das Artes, Educação, Saúde e Recursos Humanos. As inscrições para a seleção são feitas on-line (conforme foi explicado no início desse e-mail).

Será um prazer recebê-lo na Pós em 2010!

Um abraço,

Patrícia Pinna Bernardo
tel: 9136-4430
CRP: 06/16725 AATESP: 056/0905
www.patriciapinna.psc.br
www.patriciapinna.blogspot.com

Autora da coleção: A Prática da Arteterapia: correlações entre temas e recursos
Vol I: Temas centrais em Arteterapia, Vol II - Mitologia Indígena e Arteterapia: a arte de trilhar a Roda da Vida, Vol III Mitologia Africana e Arteterapia: a força dos elementos em nossa vida (disponíveis para a venda, por enquanto, somente através do e-mail: pat.pinna@uol.com.br)
Psicóloga (USP) e Artista Plástica (FAAP), Pós-doutora em Mitologia Criativa e Arteterapia (FEUSP), Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (USP), Mestre em Psicologia Clínica (PUC-SP), arterapeuta e pesicoterapeuta, atuando há 27 anos com crianças, adolescentes e adultos em consultório, escolas e instituições. Professora Universitária em cursos de graduação e Pós há 14 anos (Psicologia, Pedagogia, Artes Plásticas, Musicoterapia, Arte-educação, Arteterapia). Supervisora de trabalhos clínicos e institucionais, e Coordenadora de Workshops e cursos de Arteterapia, Mitologia e Psicologia junguiana. Membro associada da AATESP (056/0905)
PROGRAMA:
Arte e Psicologia – a Dimensão Simbólica 40 h/a
O Processo Criativo 40 h/a
Mitologia Criativa e Arteterapia 40 h/a
Recursos Expressivos 40 h/a
Didática e Prática do Ensino Superior 40 h/a
Expressão Corporal e Sonora-Musical 40 h/a
Supervisão de Atendimentos em Arte Terapia 40 h/a
Fundamentos da Arteterapia 40 h/a
Metodologia Científica 40 h/a
EMENTAS:
Didática e Prática do Ensino Superior
Fundamentação teórico-prática sobre o sentido e alcance da utilização de diversos recursos no processo de ensino-aprendizagem para favorecer a criação de um conhecimento integrado ao auto-conhecimento.
O Processo Criativo
Vivência e compreensão do Processo Criativo, enfatizando suas etapas, aplicações e alcance, possibilitando ainda que, através do contato com linguagens e técnicas expressivas, o aluno desenvolva a sua criatividade.
Arte e Psicologia - a dimensão simbólica
Compreensão e fundamentação da importância da utilização de recursos artísticos no favorecimento do desenvolvimento global do ser humano e da integração da personalidade, visando sua aplicação terapêutica e como fator de melhoria de qualidade de vida.
Expressão Corporal e Sonora-musical
Fundamentação teórica e vivência dos trecursos expressivos corporais e sonoro-musicais, visando a sua aplicação como facilitadores do processo de crescimento psíquico e desenvolvimento da personalidade, além de elucidar suas indicações terapêuticas.
Mitologia Criativa e Arteterapia
Compreensão acerca daestrutura simbólica contida nos contos e mitos de diversas origens, os quais constituem-se em recursos que podem ser utilizados em terapia, em sala de aula e no trabalho com grupos em outros contextos, além de ajudar-nos a compreender a complexidade da alma humana, pois tratam de questões existenciais inerentes ao nosso crescimento.
Recursos Expressivos
Fundamentação teórica e vivência dos diversos recursos expressivos plásticos, visando a sua aplicação como facilitadores do processo de crescimento psíquico e desenvolvimento da personalidade, além de elucidar suas indicações terapêuticas.
Supervisão de Atendimentos em Arteterapia
Instrumentalização para o atendimento (individual ou grupal) utilizando recursos arte-terapêuticos, e através das supervisões fornecer ao aluno subsídios para criar e implementar projetos de intervenção em diferentes contextos (atelier, escolas, clínicas, empresas, instituições).

Fundamentos da Arteterapia

Fundamentação acerca da questão da utilização de recursos artísticos nos campos terapêutico, pedagógico e de desenvolvimento pessoal, contextualizando a Arteterapia como um novo campo do conhecimento.

Metodologia Científica

Horário: Sábados, das 8 às 17 hs.
Duração do curso: 1 ano
Local das aulas: Campus Paraíso (com certeza haverá turma nesse campus em 2009!)Rua Vergueiro, 1211, 13.o andar, sala 1308São Paulo - SP Fone: (11) 2166-1000 (pedir para falar com a secretaria da Pós-graduação)
PS: só haverá turma em outros campus se as inscrições atingirem o número mínimo de alunos necessário.

Nenhum comentário: