3 de julho de 2011

Inspiração - Mãos Pintadas (parte 2)











A henna é o mais antigo cosmético documentado. Seu uso para decoração corporal e tintura de cabelo remonta a mais de 5.000 anos atrás, e já foi encontrada até mesmo nas mãos e pés da múmias egípcias. Porém devido às suas várias propriedades medicinais e terapêuticas, seu uso vai muito além do simples cosmético.

Como por exemplo:
Ela é Refrescante, sendo sua principal propriedade terapêutica e medicinal. Usada para aliviar o intenso calor do verão na India e Oriente Médio, e abaixar a temperatura corporal nos casos de febre, insolação e menopausa. Na medicina Ayurvédica, é também utilizada no caso da ingestão demasiada de alimentos que aumentam a temperatura corporal, como alguns tipos de temperos e pimentas.

Ela é Anti-séptico, anti-bactericida, e anti-fúngico: usada em diversos casos de doenças epidérmicas como pé-de atleta, brotoejas, micoses e espinhas. Usada na assepsia de ferimentos, arranhões e até mesmo das regiões genitais. Em regiões desérticas, onde água limpa, ou água em geral é um artigo raro, a henna é muito útil e é usada preferencialmente à agua na limpeza e assepsia de recém nascidos, por exemplo.

Calmante e suavizante: previne bolhas e suaviza a pele irritada, seca ou rachada. É comum na Índia algumas pessoas usarem uma folha de henna no calçado pra prevenir rachaduras. Sua propriedade calmante também está em seu aroma, atuando como um relaxante natural, elevando o humor e a consciência. Em forma de pasta usada diretamente na cabeça, alivia também enchaquecas.

Hidratante e fortalecedor: para unhas e cabelos

Protetor solar: Onde a henna é aplicada o sol não atinge. Se sua tatuagem de henna for exposta ao sol, após alguns dias com a exfoliação natural da tatuagem, você obterá um desenho em negativo.

Problemas estomacais e intestinais: o chá medicinal de suas folhas é usado nos casos de azia, queimação, má digestão e intoxicação alimentar, por exemplo.

Segundo a medicina Ayurvédica, o aroma da henna estimula uma determinada glândula no cérebro responsável pelo despertar da consciência espiritual. Dizem ser este um dos motivos por ela ser usada em pré-rituais religiosos e sociais, como o casamento e o nascimento, preparando a consciência mais adequadamente, ajudando a lembrar do significado divino destas ocasiões

Seu uso como tintura natural também é usado a milhares de anos no tingimento de tecidos como: algodão, lã e seda. O couro também é tingido e decorado para a manufatura de instrumentos de percussão, e outros artigos. No Oriente Médio também é comum o uso da henna na decoração de animais, sejam eles domésticos, destinados à guerra (como o cavalo) ou ao sacrifício (como nos cabritos no ritual do Id-Al-Adha).

E mais...

-Ecológica

-Não testada em animais

-Não poluente

(Fonte: http://rosanaraujo.arteblog.com.br/94217/As-varias-utilidades-da-henna-e-suas-propriedades-terepeuticas-e-medicinais/)

Nenhum comentário: